Cruzeiros Marítimos autorizados no Brasil - Análise Técnica

Ontem durante o dia tivemos um "boom" de publicações reverberando sobre a declaração do então Ministro do Turismo, Gilson Machado, sobre a autorização do poder executivo para a retomada das atividades de #cruzeirosmarítimos no #brasil. Entendemos as comemorações porém, nesse momento, é necessário um olhar muito mais crítico às reais ações a serem implementadas.


De imediato, algumas pessoas nos cobraram um posicionamento, porém, optamos por analisar as informações com calma para não tecermos comentários em cima de uma única fonte, portanto, hoje, após diversas mídias como: @mercadoeeventos, @portalpanrotas e outros veículos de imprensa terem pautado o assunto, temos uma posição inicial mais consolidada sobre o momento atual.


Vamos à análise:


1. O que temos até o momento é um vídeo informal, numa praia, onde o Ministro cita alguns dados sobre a economia de turismo e #cruzeiros, declara que a temporada 2021/2022 está autorizada e que será belíssima. Pensamento positivo é importante, mas precisamos de ações concretas para o sonho do belo se concretizar.


2. A aprovação conjunta dos Ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo e Casa Civil aponta para que de fato tenhamos Navios por aqui, no entanto, para termos certeza de que os gigantes circularão por nossa costa, necessitamos de um pronunciamento oficial do #governo e da publicação das portarias que autorizem a ocorrência da Temporada.


3. Pelo que temos de informação ainda serão definidos os protocolos sanitários pela @anvisaoficial, aí vemos uma fragilidade grave no processo de #retomada. Em nossa opinião isso deveria ter sido acertado antes e não depois. A autorização para retorno de um mercado tão importante já tem que vir com as práticas sanitárias definidas e não o contrário. O #turismo precisa ter um retorno exemplar para vendermos nossa imagem de maneira positiva e recuperar espaço mundialmente.


4. As primeiras escalas de #navios por aqui ocorrerão em apenas 30 dias, prazo curtíssimo para se organizar os processos conjuntos adequadamente, portanto é possível que algumas companhias retardem o início de seus embarques para o final de novembro. 5 - Nas últimas semanas, temos públicado aqui na #turismologico diversas propostas para tornar a temporada viável e efetiva numa série chamada "muito além de máscaras e alcool em gel". Acreditamos que podemos contribuir com nossa expertíse de catorze anos no setor e que órgãos como @mturismo, @setur_rj, @setur.rio, @riotur.rio e seus equivalentes locais devem estar intrínsecamente conectados a todo o Trade, ouvindo quem está na ponta para implementar modelos eficientes na prática.


6. Uma análise de estrutura local e dos nossos portos receptores de turístas deve ser urgentemente feita, pois temos uma visão do que foi implementado - no que se refere a políticas de proteção sanitárias - no exterior, porém nossa estruturação é completamente diferente do que se vê lá fora.


7. Outras ações como implementação de marcação de horários para o embarque, aumento do período de atracação dos navios em cada porto e agendamento de apenas uma embarcação fazendo troca total em um único dia, certamente são obrigatórias para o sucesso e a segurança do retorno.


8. Por fim estamos aqui, abertos ao diálogo com as entidades competentes, com todo o trade especializado, com os agentes, agências, guias de turismo e demais interessados em implementar um modelo de gestão técnico, responsável e sustentável, para o sucesso de todos nós, da atividade e logicamente do Brasil.


OBS: Aos que quiserem aprender mais sobre o Operacional de Cruzeiros Marítimos, falem conosco para saberem mais sobre nossos cursos e modelos de treinamento para #agenciasdeviagens, através de nossos links na bio, por direct ou pelo nosso Whatsaap.


Grande abraço e vamos firmes que a retomada está começando.


#turismointerno#turismo#turismobrasileiro#turismomaritimo#turistando#cruisetravel#msc#costacruzeiros#turismo#gestãodeturismo#sistur#comtur#cursodeturismo#turismologo#metodologia#analise#estudos#feed#vaiproexplorar#vaiprofeed

2 visualizações0 comentário